quinta-feira, 6 de junho de 2019

Real versus Virtual, quem ganha?


O Festival Variluz de cinema Francês 2019 começou! 


O grande mal das relações pessoais da atualidade se chama ‘redes sociais’! Essa é a verdade do mundo moderno. O celular conseguiu transformar a paranoia pela fidelidade e consequentemente pela traição (fácil) um tormento para qualquer casal. E, mais, a facilidade das criações dos perfis, do mundo irreal e da mentira virtual está expondo o que há de pior no ser humano.

Agora, há um detalhe que as pessoas  esquecem e que é uma das verdades máximas da vida: mentira tem perna curta! Ninguém sustenta uma mentira, por mais virtual que seja, por muito tempo. Tirando os casos dos psicopatas, que não têm a capacidade de discernir nem se sensibilizar com os sentimentos alheios, o ser humano, um dia acaba querendo o real e não consegue sustentar o irreal. Uma hora, o toque, o abraço, o olho no olho se faz necessário.


Escrevo tudo isso por quê? Porque ontem fui ao Lançamento do Festival Varilux de Cinema Francês 2019 e a abertura contou com a exibição do filme QUEM VOCÊ PENSA QUE SOU (Celle que vous croyez), com Juliette Binoche, François Civil, Nicole Garcia. Um filme absolutamente atual, que conta a história de Claire, uma mulher de 50 e poucos anos e os dramas que envolvem a dor e a delícia de ser #meninasde50emais @meninasde50emais facebook/meninasde50+.

Pois bem, Claire (interpretada pela atriz Juliette Binoche, que está M-A-R-A-VI-L-H-O-S-A) é uma mulher divorciada, tem um namorado que, assim como o marido, a deixa. Ela quer se vingar do namorado, Ludo,  e cria um perfil falso no Facebook. Tudo para chamar a atenção de Alex, melhor amigo de Ludo. Claire se torna Clara no mundo virtual. Uma moça de 24 anos, jovem e bonita,  que começa a interagir com Alex.  Os dois se apaixonam... E agora?


No mundo virtual, tudo pode, até que o real bate à porta. O filme é fantástico, real, e em alguns momentos surpreendente. Revela o drama das #meninasde50emais, mostra o conflito entre mente x corpo, real x virtual. E o quanto essa loucura de vida virtual paralela pode afetar a vida em carne e osso.  Não falo mais nada, assistam! Vale a pena.


Em tempo, o Lançamento do #FestivalVarilux2019 contou com um coquetel especialmente feito por @DanielBriand. Quem é de Brasília sabe do que estou falando.

Confira a programação do Festival em:
http://variluxcinefrances.com/2019/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Calo-me...(da série #resgates)

*A partir de hj, sempre que eu resgatar algum texto meu escrito e não publicado, vou postar aqui. O que é escrito é para ser publicado....