quinta-feira, 17 de junho de 2010

Motorista do Correio Braziliense atropela ciclista

O desrespeito ao ciclista está generalizado nas ruas de Brasília e infelizmente constatei isso esta noite ao retomar os meus pedais com o PedalNoturnoDF. Estávamos todos em um grupo de 30 pesoas, pedalando em pelotão, com equipamentos de segurança e respeitando as regras básicas de transito, quando um motorista, dirigindo um carro do Correio Braziliense, jogou o carro sobre o grupo.

O flagrante de desrespeito partiu de um veículo de órgão de imprensa que frequentemente faz reportagens de apoio ao ciclista e á causa de um trânsito consciente. O motorista, nitidamente irritado com o pelotão de ciclistas que passava pelo eixo monumental, próximo à rodoviária, não quis esperar o grupo passar e começou a forçar a entrada de seu carro no meio do pelotão.

Infelizmente, o Correio faz matérias pró-ciclistas, mas se esquece de treinar e educar seus proprios motoristas para agir decentemente e com respeito no transito.

Um dos ciclistas tentou argumentar com o motorista e pediu para ele esperar o pelotão passar. Não adiantou. O motorista xingou o ciclista e jogou o carro sobre o outro ciclista que vinha logo atrás, o André Fujimoto, que perdeu o equilíbrio no momento em que o carro bateu na bicicleta e foi ao chão, caindo sobre o ombro.

O motorista, que dirigia o Carro de número 31, do Correio Brasilienze, placa JIU 0845, arrancou com o veículo sem prestar socorro ou mesmo procurar saber se o ciclista estava bem. Nós chamamos os Bombeiros que o levaram para o Hospital de Base para fazer exames.

Espero do Correio Braziliense que procure apurar o fato e tome as devidas providências.

Atualizando: o André está em casa. Teve o ombro direito imobilizado e ficará assim por uns 15 dias. (11h07)

25 comentários:

  1. Kátia, postei no Blog e vou enviar para o Twitter e tentar ajudar a divulgar. Estou mandando e-mail para alguns jornalistas do Correio.

    ResponderExcluir
  2. Obrigada, André. Precisams fazer algum barulho em torno disso.
    O Motorista realmente foi irresponsável. Se ele estava chateado, com problemas, irritado, não deveria ter levado sua insatisfação para o transito. O que nos pareceu foi que ele intencionalmente não quie respeitar o ciclista e, como é comum, agiu igualmente muitos motoristas que sabem que podem usar o carro para parar um ciclista que, claro, semrpe leva a pior.
    eu agradeço a divulgação porque, pelo menos ainda temos o direito de nos indignarmos com esse tipo de truvulência.
    ///~..~\\\

    ResponderExcluir
  3. seria cômico, se não fosse trágico.

    um tempo atrás li num e-mail divulgado amplamente, que falava sobre a morte de mais um ciclista e citava a falta de ação de grupos como o pedalnoturno e similares.

    O email questionava justamente este fato e premeditava a cena: Será que seria necessário um integrante de um destes grupos ser atropelado para que seus coordenadores criassem coragem para reagir??

    pelo jeito, infelizmente, foi isso que teve que acontecer.

    talvez agora entendam a real necessidade de se mobilizar, afinal se em grupo, todos iluminados e devidamente paramentados, foram atropelados, imagina o que enfrenta aquele trabalhador que se desloca sozinho diariamente?

    ResponderExcluir
  4. Katia, lamentável que isso tenha ocorrido. Eis mais um motivo para protestar contra as péssimas condições aos que optam por pedalar em Brasília.
    Obrigado pelo relato dos fatos. Fico à disposição para ações em protesto contra a selvageria no trânsito.

    ResponderExcluir
  5. Postei o link pra esse blog lá no meu, Katia.
    Isso tem de ser divulgado - CHEGA DE DESRESPEITO AO CICLISTA!

    ResponderExcluir
  6. Kátia, deveríamos denunciar na mídia concorrente do Correio, pois dificilmente o próprio Correio fará alguma coisa. Luiz Paulo

    ResponderExcluir
  7. foi feito boletim de ocorrência contra o motorista? isso ajuda muito na hora de cobrar alguma atitude do correio.

    ResponderExcluir
  8. O André informou que estava indo essa tarde fazer o BO.
    ///~..~\\\
    Ontem mesmo, a Luciene Cruz, jornalista que estava debutando no pedal, ligou para amigos no Jornal de BRasília. Entramos em contato com a TV Record, mandei e-mail para amigos meus na TV Globo e passei para CBN e Band News que me prometeram fazer registro em comentários. Não sei se foi feito pq não acompanhei a programação e não falei mais com eles.
    ///~..~\\\

    Obrigada lobodoblues por postar a notícia no seu blog. quanto mais a gente divulgar o fto, melhor.

    ///~..~\\\

    ResponderExcluir
  9. Parabéns pelo seu manifesto.É realmente um absurdo o que esse animal fez. O Correio Braziliense não merece ter um colaborador tão inescrupuloso e irresponsável que faça parte do seu quadro de funcionários. Nós ciclistas somos agredidos diariamente neste trânsito maluco de Bsb. Hoje em dia pedalo pela cidade com muito medo e redobrando os cuidados, pedindo a Deus que me guarde dos truculentos deste trânsito. É importante falarmos dos equipamentos de segurança, pois eles podem salvar nossas vidas. Abração e quero ter o privilégio de conhecê-la algum dia.

    ResponderExcluir
  10. katia, o problema é meio generalizado... ainda acho que deveria haver ações pra que tbem as empresas de ônibus e até órgãos do governo treinem melhor seus motoristas. já liguei pra agu no meio de um congestionamento por causa de um motorista deles desrespeitando regras de trânsito... já quase tive meu carro batido de lado por causa de um motorista de ônibus que jogou o veículo de repente em cima do meu carro porque tava falando no celular e não viu o carro forte parado na w3. sabe? ok que os ciclistas devem manter a postura de protestar e tal. mas ainda acho que o resto do pessoal de bsb deveria tbem fazer sua parte. reclamar com as empresas de ônibus, por exemplo. sei que muitas das minhas reclamações foram em vão. mas acho que a quantidade poderia gerar alguma melhoria. tanta gente querendo emprego e esses motoristas que têm onde trabalhar fazendo essas coisas no trânsito. sou parente de uma pessoa que ficou tetraplégica por causa de um acidente de trânsito em bsb. um instante muda a vida de várias pessoas. os cursos de motoristas deviam levar seus candidatos até o sarah, no andar de lesados medulares. acho que só assim pra eles começarem a entender o que uma atitude besta pode causar... desculpe pelo desabafo aqui.

    ResponderExcluir
  11. Eu conheço o PNDF desde que éramos uns 4 ou 5 pedalando e de um modo geral o PNDF sempre se absteve de participar de mobilizações mais agressivas contra o terrorimos motorizado, eu espero sinceramente que o PNDF organize um protesto contundente contra esse fato. A verdade é que o PNDF não pode fugir ao seu destino de intervir e defender com veemência o direito que temos de ocupar as ruas e sermos respeitados.

    Curupas.

    ResponderExcluir
  12. è bem triste.
    Infelizmente a violência contra o ciclista é generalizada aqui no DF.
    Aliás, não só contra o ciclista, o trânsito aqui está cada dia mais selvagem, nem mesmo as faixas de pedestres que eram o orgulho de brasilia estão sendo respeitadas.
    O GDF precisa criar vergonha na cara e implementar urgentemente politicas de restrição ao us do veiculo, melhorar o transporte publico, ser mais rigido com os mautoristas e promover melhorias para pedestres e ciclistas.
    Muito legal você ter relatado isso aqui.

    ResponderExcluir
  13. PS.: faltou dizer, que a parte realmente legal de você ter divulgado isso aqui é justamente pelo fato de nao ter se omitido.
    Parabéns pela coragem.
    Quem se omite é conivente e tão assassino quanto quem atropela um ciclista e foge.

    ResponderExcluir
  14. Os membros do PNDF são o maior formador de ciclistas do Brasil, talvez do mundo, isso é fato. Educam para as leis de trânsito, Ensinam o bicicleteiro a usar capacete, luzes, sapatilha, equipamentos de segurança, etc e virar um ciclista. Mas as pessoas que estão à frente da lista que "comanda" o grupo, essas sim, estão usando o enorme poder de mobilização apenas para promover eventos, arrecadar $$$ onde não há uma prestação de contas para a lista. Fazer uma grande mobilização pra protestar por nossos direitos??? Ahhh, só se tiver pagamento de inscrição. Afinal, o que é o PNDF? Uma ONG? Uma empresa? Quem elegeu os coordenadores depois da morte do criador do grupo, esse cara sim, era uma unanimidade.

    ResponderExcluir
  15. O Anônimo que ligou do meio do trânsito para fazer uma reclamação do motorista, parou o carro para ligar? Em caso negativo, também estava cometendo uma infração. É muito fácil julgar os outros, sempre. Quem se omite não é "tão assassino" quanto quem atropela. Algumas pessoas simplesmente não acreditam nesse poder de mobilização, que não tem resolvido nada. Desculpe, mas é verdade. O PNDF também não deve satisfação a ninguém; quando (umas 2 ou 3 vezes por ano) organizam algum evento PAGO, participa quem quer. Até onde sei, o PNDF não recebe dinheiro algum do governo e portanto realmente não deve nada a ninguém.

    ResponderExcluir
  16. Postado no meu blog. Respeito e responsabilidade é bom e todos gostamos.

    ResponderExcluir
  17. O PNDF não deve nada a ninguém? Quem é o PNDF? É uma pessoa? Tem dono? É um grupo? Pra quem fica o dinheiro nos eventos que são pagos? Quem tem o direito de organizar um evento em nome do PNDF e obter lucro? Quem deu esse direito à elas? Qualquer um pode organizar um evento em nome do PNDF? Se alguém o fizer, juridicamente ninguém pode impedir? O PNDF tem um estatuto? O Walter deixou um testamento ou deixou a senha do Yahoo para alguns que tomaram o poder?
    Obs: O PNDF recebe sim dinheiro de PATROCINADORES e do Governo em alguns eventos, sem contar os "volotários" nos audaxes que tem que implorar pra receber a gasolina que gastaram.

    ResponderExcluir
  18. Gente, aqui é o André Fugimoto. Gostaria de agradecer pela força de todos. Estou dando prosseguimento em todos os meios judiciais para que o motorista seja penalizado. Quanto ao meu ombro, ainda está doendo muito. Fui ao médico hj (24/jun) e tive que marcar um ultrassom pra terça. Caso tiver muito lesionado o tendão do bíceps, terei que fazer cirurgia. Espero que não chegue a tanto. Assim que surgirem novidades, mando email pro grupo PNDF e REBAS. Kátia, muito obrigado por tudo! Att, André Fugimoto (8161-5656) - andrefugimoto@gmail.com

    ResponderExcluir
  19. Acredito no poder que grupos como o pedal Noturno tem para mostrar ao motorista que existem ciclistas nas ruas de Brasília e que queremos e temos o direito a um espaço com respeito por todos. Sei que é um longo caminho a seguir, mas a gnete não pode desanimar. Nesse casa, ficamos sabendo que o motorista foidemitido.
    Recebi um e-mail falando do quanto o motorista era uma cara preocupado com o transito, que ele tinha 16 anos de casa, etc e tal. OK.
    Posso até lamentar, mas não a demissão dele. Lamento que ele, com tanto tempo de estrada tenha se deixado levar pela furia do transito e pelo sesrespeito naquele dia (e em outros tvz) e assim tenha provocado uma acidente - que não foi grve, graças a Deus - mas machucou alguém.
    ///~..~\\\

    ResponderExcluir
  20. Alguma novidade? O jornal se manifestou? Alguma repercussão na mídia? O que acham de um protesto com faixas em frente à redação do jornal, pedindo punição ao motorista? Não deixem ficar só no âmbito legal não!

    ResponderExcluir
  21. O cara além de perder o emprego tinha que responder por tentativa de homicídio.

    ResponderExcluir
  22. Esse André Fugimoto é um vacilão, parou pra conversar com o motorista e caiu por que esbarrou em outra bicleta. O motorista estava parado esperando o comboio passar. Talvez a mongolisse do Andre o deixou constrangido e a opção dele foi culpar o motorista.

    ResponderExcluir
  23. Anônimo, se eu tava parado, como foi que esbarrei em outra bike????????? É, sua argumentação é FRACA assim como o seu caráter... André Fugimoto.

    ResponderExcluir
  24. O motorista perdeu o emprego. Segundo informações, era funcinário há 16 aanos. O Correio Brasiliense indicou ainda que pretende orientar seus motoristas para o respeito ao ciclistas.
    Vamos esperar para ver.
    ///~..~\\\

    ResponderExcluir

Calo-me...(da série #resgates)

*A partir de hj, sempre que eu resgatar algum texto meu escrito e não publicado, vou postar aqui. O que é escrito é para ser publicado....