quarta-feira, 22 de agosto de 2018

O furacão vem, faz (e traz) seus estragos, mas passa


por katia maia

Reflexões sobre obre um filme de superação.  Vidas à deriva
é uma história real que faz a gente refletir sobre o destino, como escolhemos um caminho ou outro e porque chegamos a determinado ponto. E, mais, nossas escolhas valeram a pena?

Na verdade, gosto de filmes baseados em histórias reais porque, por mais que se queira, não dá para mudar o final. O máximo que se pode fazer é buscar soluções de roteiro que possam dar mais ritmo e fluidez à história e isso, posso dizer, foi feito de forma bem resolvida na história de um casal que se conhece no Haiti, por acaso, e descobrem um no outro a grande paixão da sua vida.


Ela, uma jovem de 24 anos, ele um rapaz de 33 anos. Ele costumava atravessar os oceanos em seu barco e ela costumava desbravar e conquistar o mundo no mochilão sem destino nem tempo certo para ficar ou partir. Enfim, se apaixonam e juntam suas vidas numa viagem de barco e aí, vem o destino , atravessando suas escolhas.

Na travessia, enfrentam o furacão Raymond, o barco é atingido e começa a saga pela sobrevivência em alto mar, sem sinal de socorro, longe das rotas marítimas e aéreas. Uma luta pela vida e uma reflexão sobre continuar ou não.

O filme revela as fases de um desafio como esse; primeiro o desespero, depois a vontade de superar, no meio de tudo a impaciência, o delírio e alucinações, até a resignação pelas decisões do destino.  A história é real, lembrem-se e o final já estava escrito antes do filme acontecer. Portanto, o roteiro já veio traçado antes do filme nascer.


Sobre a vida? Bem sobre a nossa vida, podemos dizer que viemos momentos que mais parecem furacões; Períodos em que imaginamos não conseguir superar e muitas vezes nos deixamos (ou sentimos) à deriva. É quase uma falta de ar constante, que sufoca e nos paralisa. Mas, sabemos que temos que continuar. E, então, o que fazer? 

Até alucinação aparece. E muitas vezes preferimos dormir para não enfrentar acordado. E aí? Sabe o que acontece? Passa! O furacão vem, faz (e traz) seus estragos, mas passa. E depois? Depois a palavra de ordem é reconstruir em cima do que restou. E querem saber? É possível!  

A pior e última frase que queremos ouvir quando estamos na tormenta é que ela passa. Parece deboche até. Mas, creia-me, passa mesmo. E aí, como no filme, podemos ficar dias á deriva, apenas sobrevivendo, até que aparece um pássaro do continente e avisa: olha, lá na frente tem um porto seguro. É terra firme! Portanto, "hold on", que vai dar certo. 

Assim, de furacões, tormentas e derivas vamos seguindo cruzando os mares da vida. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Calo-me...(da série #resgates)

*A partir de hj, sempre que eu resgatar algum texto meu escrito e não publicado, vou postar aqui. O que é escrito é para ser publicado....