domingo, 29 de março de 2009

Eixão do Lazer


O Eixo Rodoviário é uma das principais avenidas que cortam Brasília. Ele é, na verdade as asas do avião idealizado por Oscar Niemeyer, quando projetou a capital do país. Todos os domingos, o local vira centro de lazer e é fechado ao trânsito de carros, sendo liberado para o brasiliense utilizar a área para lazer. Daí o seu nome: Eixão do Lazer.

Aberto ao público a partir das 6h, a avenida (aos poucos) vai sendo tomada por pessoas de todas as idades. São famílias inteiras que aproveitam a oportunidade de contar com a via livre e desimpedida para pedestres e passam boas horas do domingo passeando, andando de bicicleta, praticando Cooper, jogando bola. É, numa comparação básica, a praia do brasiliense – embora o mar esteja a milhares de quilômetros da capital.

A região é bastante apreciada por ciclistas, que vêem no local a oportunidade de cruzar a cidade em segurança. O Departamento de Estradas de Rodagem (DER) chegou a medir a quantidade de pessoas no Eixão e mostrou que cerca de 1.800 ciclistas e quase 2.500 pedestres usam a via como lazer dos lados sul e norte.

A avenida fica aberta até as 18h todos os domingos e feriados e o maior movimento acontece na parte da manhã. Por isso, o governo já tentou reduzir o tempo de fechamento da avenida para até o meio-dia. Não adiantou. A população se mobilizou e promoveu vários manifestos em favor da manutenção do horário até as seis da tarde. O Eixão tem sido palco também para shows, provas de corrida, de ciclismo e gincanas para animar a criançada.
///~..~\\\

E aí bla... bla... bla eu gostei

Restaurante Bla´s, na Asa Norte por katia maia Então, fui conferir uma das opções do Restaurante Week dessa leva. O escolhido foi...