Inauguro aqui, nessa segunda, o espaço #culturalmente_falando. Todas as segundas-feiras, falarei sobre um filme, uma exposição, um show, uma manifestação cultural ou algo que tenha me chamado a atenção durante a semana no universo cultural.
Deixo isso para as segundonas porque no fim de semana tenho sempre um bom motivo para freqüentar locais e conhecer pessoas e espaços #culturalmente_interessantes. Vou falar o que achei, o que vi, o que significou a experiência vivida e se isso for bom ou ruim, vai depender do que me for apresentado, claro.
Claro, também, que tudo não passa de uma percepção minha e cabe a quem quiser descordar, rebater e criticar as minhas críticas. Pois bem, para inaugurar esse espaço, infelizmente, começo com um filme que fui assistir e, sinceramente, significou, para mim uma perda de tempo.
Fui ver o filme “As Aventuras de Agamenon, o repórter” e sinceramente só fiquei até o final porque sou do tipo que insisto numa história cinematográfica e aposto que tudo pode melhorar. Mas, confesso que foi torturante ficar até os créditos finais.
Luana Piovanni e Hubert |
O filme é muito ruim. Recheado de piadas chulas e batidas, creio eu, que é muito bom para quem não tem mais o que fazer. Algo como um Casseta e Planeta sem graça. Umas piadas absolutamente óbvias e uma completa falta de compromisso total com o bom gosto.
Ok, roteirizar a história do repórter de O Globo, que desde 1989 escreve em O Globo aos domingos não iria fugir ao tom de seus criadores Marcelo Madureira e Hubert. Mas, eu achei que seria mais engraçado. Só isso.
Marcelo Adnet faz Agamenon jovem |
Aliás, acredito que o filme deve ter agradado a muitos espectadores em todo o Brasil. Mas, confesso que eu esperava algo mais inteligente do roteiro e saí com a sensação de que o melhor do filme você já conhece quando assiste ao trailer. Ponto com. Ponto BR. Bom, para quem gosta, é um prato cheio. Para mim, foi indigesto.
Sinopse
AS AVENTURAS DE AGAMENON – O REPÓRTER – Direção de Victor Lopes (Brasil, 2011). A comédia revela a louca e misteriosa vida do jornalista Agamenon Mendes Pedreira, personagem criado por Marcelo Madureira e Hubert que assinam há mais de 20 anos uma coluna de jornal. A história de amor com a provocante Isaura sobrevive às mais inesperadas viagens do repórter mundo afora, em busca da notícia e da fama. Com Hubert, Marcelo Madureira, Marcelo Adnet, Luana Piovani, Pedro Bial, Ruy Castro, Guilhermina Guinle, Luiz Carlos Miele, Alcione Mazzeo, Claudio Tovar, Leandro Firmino. Depoimentos de Fernando Henrique Cardoso, Paulo Coelho, Jô Soares, Caetano Veloso, Nelson Motta e Susana Vieira. 74 minutos. Cor/Plano/Dolby 5.1/
FICHA TÉCNICA
Direção Geral: Agamenon Mendes Pedreira
Diretor: Victor Lopes
Produtores: Flávio Ramos Tambellini, Marcelo Madureira e Hubert
Roteiristas: Marcelo Madureira e Hubert
Produtores Executivos: Flávio Ramos Tambellini e Manfredo G. Barretto
Produtor Associado: Alexandre Coutinho
Diretora de Produção: Paola Vieira
Diretor de Fotografia: Jaques Cheuiche
Diretor de Arte: Clovis Bueno
Figurinista: Bia Salgado
Caracterização: Neuma Caldas
Som Direto: Valeria Ferro e Renato Calaça
Produtor de Finalização: Juca Diaz
Edição de Som: Waldir Xavier
Efeitos Especiais: Tribbo
Edição de Imagem: Sergio Mekler
Trilha Sonora: Berna Ceppas
Produtora de Elenco: Cibele Santa Cruz
Produção: Tambellini Filmes
Coprodução: Globo Filmes e Madureira Redatores e Aranha Redatores
Distribuição: Downtown Filmes, RioFilme e Paris Filmes
ELENCO
Hubert - Agamenon
Marcelo Madureira - Dr. Jacintho Leite Aquino Rêgo, psicoproctologista
Marcelo Adnet – Agamenon jovem
Luana Piovani - Isaura
Pedro Bial - Pedro Bial
Ruy Castro - Ruy Castro
Guilhermina Guinle - Eva Braun
Luiz Carlos Miele - pai da Isaura
Alcione Mazzeo - mãe da Isaura
Dayse Lucide - Isaura coroa
Claudio Tovar ¬- Tom Gilberto
Paulo Coelho - Paulo Coelho
Susana Vieira - Susana Vieira
Fernando Henrique Cardoso - FHC
Caetano Veloso - Caetano Veloso
Nelson Motta - Nelson Motta
Jô Soares – Jô Soares
Narração - Fernanda Montenegro
Nenhum comentário:
Postar um comentário