segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

#Culturalmente_falando

Inauguro aqui, nessa segunda, o espaço #culturalmente_falando. Todas as segundas-feiras, falarei sobre um filme, uma exposição, um show, uma manifestação cultural ou algo que tenha me chamado a atenção durante a semana no universo cultural.

Deixo isso para as segundonas porque no fim de semana tenho sempre um bom motivo para freqüentar locais e conhecer pessoas e espaços #culturalmente_interessantes. Vou falar o que achei, o que vi, o que significou a experiência vivida e se isso for bom ou ruim, vai depender do que me for apresentado, claro.

Claro, também, que tudo não passa de uma percepção minha e cabe a quem quiser descordar, rebater e criticar as minhas críticas. Pois bem, para inaugurar esse espaço, infelizmente, começo com um filme que fui assistir e, sinceramente, significou, para mim uma perda de tempo. 

Fui ver o filme “As Aventuras de Agamenon, o repórter” e sinceramente só fiquei até o final porque sou do tipo que insisto numa história cinematográfica e aposto que tudo pode melhorar. Mas, confesso que foi torturante ficar até os créditos finais.


Luana Piovanni e Hubert

O filme é muito ruim. Recheado de piadas chulas e batidas, creio eu, que é muito bom para quem não tem mais o que fazer. Algo como um Casseta e Planeta sem graça. Umas piadas absolutamente óbvias e uma completa falta de compromisso total com o bom gosto.

Ok, roteirizar a história do repórter de O Globo, que desde 1989 escreve em O Globo aos domingos não iria fugir ao tom de seus criadores Marcelo Madureira e Hubert. Mas, eu achei que seria mais engraçado. Só isso.


Marcelo Adnet faz Agamenon jovem

Aliás, acredito que o filme deve ter agradado a muitos espectadores em todo o Brasil. Mas, confesso que eu esperava algo mais inteligente do roteiro e saí com a sensação de que o melhor do filme você já conhece quando assiste ao trailer. Ponto com. Ponto BR. Bom, para quem gosta, é um prato cheio. Para mim, foi indigesto.

Sinopse
AS AVENTURAS DE AGAMENON – O REPÓRTER – Direção de Victor Lopes (Brasil, 2011). A comédia revela a louca e misteriosa vida do jornalista Agamenon Mendes Pedreira, personagem criado por Marcelo Madureira e Hubert que assinam há mais de 20 anos uma coluna de jornal. A história de amor com a provocante Isaura sobrevive às mais inesperadas viagens do repórter mundo afora, em busca da notícia e da fama. Com Hubert, Marcelo Madureira, Marcelo Adnet, Luana Piovani, Pedro Bial, Ruy Castro, Guilhermina Guinle, Luiz Carlos Miele, Alcione Mazzeo, Claudio Tovar, Leandro Firmino. Depoimentos de Fernando Henrique Cardoso, Paulo Coelho, Jô Soares, Caetano Veloso, Nelson Motta e Susana Vieira. 74 minutos. Cor/Plano/Dolby 5.1/

FICHA TÉCNICA



Direção Geral: Agamenon Mendes Pedreira


Diretor: Victor Lopes


Produtores: Flávio Ramos Tambellini, Marcelo Madureira e Hubert


Roteiristas: Marcelo Madureira e Hubert


Produtores Executivos: Flávio Ramos Tambellini e Manfredo G. Barretto


Produtor Associado: Alexandre Coutinho


Diretora de Produção: Paola Vieira


Diretor de Fotografia: Jaques Cheuiche


Diretor de Arte: Clovis Bueno


Figurinista: Bia Salgado


Caracterização: Neuma Caldas


Som Direto: Valeria Ferro e Renato Calaça


Produtor de Finalização: Juca Diaz


Edição de Som: Waldir Xavier


Efeitos Especiais: Tribbo


Edição de Imagem: Sergio Mekler


Trilha Sonora: Berna Ceppas


Produtora de Elenco: Cibele Santa Cruz


Produção: Tambellini Filmes


Coprodução: Globo Filmes e Madureira Redatores e Aranha Redatores


Distribuição: Downtown Filmes, RioFilme e Paris Filmes






ELENCO


Hubert - Agamenon


Marcelo Madureira - Dr. Jacintho Leite Aquino Rêgo, psicoproctologista


Marcelo Adnet – Agamenon jovem


Luana Piovani - Isaura


Pedro Bial - Pedro Bial


Ruy Castro - Ruy Castro


Guilhermina Guinle - Eva Braun


Luiz Carlos Miele - pai da Isaura


Alcione Mazzeo - mãe da Isaura


Dayse Lucide - Isaura coroa


Claudio Tovar ¬- Tom Gilberto


Paulo Coelho - Paulo Coelho


Susana Vieira - Susana Vieira


Fernando Henrique Cardoso - FHC


Caetano Veloso - Caetano Veloso


Nelson Motta - Nelson Motta


Jô Soares – Jô Soares


Narração - Fernanda Montenegro

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Calo-me...(da série #resgates)

*A partir de hj, sempre que eu resgatar algum texto meu escrito e não publicado, vou postar aqui. O que é escrito é para ser publicado....