sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

mau humor dá e passa

por katia maia

#memórias_de_uma_mãe_de_adolescentes

Grandes dúvidas da humanidade; de onde vem a fonte inesgotável de mau humor dos adolescentes? Sim, porque eles tem uma facilidade para virar o humor que é algo impressionante e aí, quando isso acontece, só mesmo uma boa dose de paciência para que a gente possa agüentá-los.

Acho que o bad humor tem muito a ver com as expectativas que eles tem em relação aos programas e às coisas que desejam fazer no momento em que pensam que devem acontecer da forma como querem que aconteçam. Deu para entender? Não, nem eu!

Outro dia, ao sair do trabalho fui buscá-los, meus dois filhotes machos que estão semrpe a postos para pedir algo impossível ou quase de se fazer quando se sai do serviço depois de um dia inteiro de ralação. Mas, ok, está bem: eles estão de férias, e é nesse ponto que eu discordo totalmente daquela musica do Rei que dizia: ‘quando as crianças saírem de férias talvez a gente possa então se amar um pouco mais...’.

Não, quando as crianças saem de férias, começa o nosso, desesper, ‘perrengue’ e dilema: o que fazer e inventar para que eles fiquem ocupados enquanto a gente toca a vida normalmente com toda a rotina diária de trabalho, obrigações, deveres e lazer somente nos fins de semana? E se eles já estão adolescentes, então... vixi!

Bom, ‘resuming’... Saí do trabalho e já no caminho para pegá-los um deles liga:

- mãe, como é que vai ser hoje?

- Como assim, como é que vai ser hoje? Eu estou indo pegar vocês e aí a gente vai para casa...

- Mas...

- Mas, o quê?

- A gente não pode ir ao cinema e depois a mãe do fulano pega e a gente dorme na casa dele?

- Não, não dá! Vocês estão de férias, mas a vida continua. Para vocês dormirem na casa do fulano, eu preciso pegar vocês amanhã cedo, porque os pais do fulano também trabalham cedo e não dá. No fim de semana, quem sabe...

Pronto, instalou-se o mau humor! É tiro e queda. Basta contrariar as expectativas, atrapalhar os planos que lá vem a dose de TPM adolescente em dose tripla: Tudo Para Mencherosaco!

Quando cheguei para pegá-los, já estavam de ‘ovo virado’ com dizia minha avó. E aí, como lidar com isso? Entendo que eles queiram aproveitar ao máximo as férias, mas entendo também que eu estou trabalhando e não dá para abrir a guarda todo o dia. É complicado. É cansativo...

Então, qual a solução? Simples. Não é não e não tem discussão. Tem dias que dá, tem dias que não dá. E esse foi um deles. Claro que a trompa foi insuportável e o mau humor maior ainda. E, claro que nessas horas não vale nem a pena conversar. Eles ficam simplesmente insuportáveis.

O que fazer? Deixa quieto. Vai para casa, toma um bom banho, liga a TV ou pega um bom livro e vai relaxar porque mau humor de adolescente dá e passa. Graças a Deus!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Calo-me...(da série #resgates)

*A partir de hj, sempre que eu resgatar algum texto meu escrito e não publicado, vou postar aqui. O que é escrito é para ser publicado....