segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Cisne Negro - super recomendo

por katia maia

Não sou critica de cinema, mas falo intuitivamente do que assisto. Neste fim de semana, fui ver o filme Cisne Negro (Black Swan) super hiper mega indicado para o Oscar.

Confesso que eu e a Academia de Cinema muitas vezes trilhamos gostos diferentes e nem sempre vou na onda do que os especialistas de Hollywood indicam. Aliás, devo admitir que sigo bem pouco as indicações deles. Pois tenho sempre a estranha mania de duvidar de unanimidades ou tendências.

Mas, dessa vez eu dou a mão á palmatória. O filme que este ano dispara na preferência da academia e que caiu nas graças dos críticos é realmente uma obra prima. Um dos melhores filmes que já assisti nos últimos tempos.

Com uma história trabalhada em cima clássico balé “O lago dos cisnes”, o filme conta a história da bailarina Nina (Natalie Portman – indicada para o Oscar de melhor atriz) e a sua superação pessoal.

Mas, não pense que é um daqueles filmes chatos de balé em que as bailarinas ficam ensaiando até a exaustão somente para buscar a perfeição. Tem isso, sim, no filme, mas a história extrapola esse drama básico e chega (até) a ensaiar um thriller.

Indicado para cinco estatuetas do Oscar, o longa-metragem é dirigido por Darren Aronofsky, que já havia mostrado em “O lutador” (2008), com Mickey Rourke. Em “Cisne negro”, Nina vive e luta contra conflitos pessoais.

Em "Cisne Negro", Nina se vê obrigada a enfrentar histórias que marcaram sua vida e precisa superar-se não só como bailarina, mas como pessoa. É uma moça bonita, talentosa, perfeccionista, mas que tropeça em seus medos, em suas angustias e em sua mãe.

O filme mostra a transformação que Nina sofre e seus delírios pessoais. Ela é levada a encarar seus traumas e dramas para conseguir ser uma bailarina completa. Para isso, que desafia a si mesma.

Não é fácil. A história acompanha os ensaios da companhia de balé de Nova York –à qual Nina pertence - para a abertura da temporada com o Lago dos Cisnes. A peça funciona como pano de fundo para o descompasso entre Nina e sua busca por encontrar-se e superar-se. Eu recomendo.

Sinopse:
Nina é bailarina de uma companhia de balé de Nova York. Sua vida, como a de todos nessa profissão, é inteiramente consumida pela dança. Ela mora com a mãe, Erica, bailarina aposentada que incentiva a ambição profissional da filha.

O diretor artístico da companhia, Thomas Leroy, decide substituir a primeira bailarina, Beth MacIntyre, na apresentação de abertura da temporada, O Lago dos Cisnes, e Nina é sua primeira escolha. Mas surge uma concorrente: a nova bailarina, Lily, que deixa Leroy impressionado.

O Lago dos Cisnes requer uma bailarina capaz de interpretar tanto o Cisne Branco com inocência e graça, quanto o Cisne Negro, que representa malícia e sensualidade.Nina se encaixa perfeitamente no papel do Cisne Branco, porém Lily é a própria personificação do Cisne Negro.
As duas desenvolvem uma amizade conflituosa, repleta de rivalidade, e Nina começa a entrar em contato com seu lado mais sombrio, com uma inconsequência que ameaça destrui-la.

Ficha Técnica
Cisne Negro (Black Swan)
Gênero: Drama e Fantasia
Duração: 107 min.
Origem: Estados Unidos
Estréia 04 de Fevereiro de 2011
Direção: Darren Aronofsky
Roteiro: Mark Heyman e Andres Heinz
Distribuidora: Fox Filmes
Censura: 16 anosAno: 2010

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Calo-me...(da série #resgates)

*A partir de hj, sempre que eu resgatar algum texto meu escrito e não publicado, vou postar aqui. O que é escrito é para ser publicado....