segunda-feira, 21 de março de 2011

Tudo que transcende...

Por katia maia

As Mães de Chico Xavier
De onde viemos, para onde vamos? A dúvida persiste or séculos desde os primórdios da exitência humana nesse planeta. A Ciência tenta explicar de forma lógica e com fórmulas químicas, eventos físicos e explosões materiais. O homem acredita naquilo que quer acreditar, mas a verdade é que está sempre em busca de explicações para essa nossa passagem pela terra.



Para quem acredita e para quem é cético também, um bom momento para refletir e conhecer o lado transcedental de nossa existencia acontece essa seman aem Brasília:  a 1º Edição do Festival de Cinema Transcendental, uma iniciativa da ONG Estação da Luz, – co-produtora e produtora dos filmes “Chico Xavier” e “Bezerra de Menezes: o Diário de um Espírito”.
O Contestado - Restos Mortais
O evento abre espaço para a exibição de trabalhos sobre o gênero. “O objetivo é a promoção de filmes e vídeos que remetem à espiritualidade, aos fatos que a ciência não pode explicar, e a busca da religiosidade em cada um. O Festival também se propõe em uma maior aproximação das diversas denominações religiosas”, explica Lucas de Pádua, coordenador do evento.
O Festival de Cinema Transcendental será aberto com a exibição para convidados do longa-metragem “As mães de Chico Xavier”, dos diretores Glauber Filho e Halder Gomes e produção da Estação da Luz. A pré-estreia do filme contará com a presença dos diretores e de parte do elenco, como Via Negromonte e Joelson Medeiros.
A Árvore
O longa entrará em circuito comercial no dia 1º de abril e encerra as comemorações do centenário de Chico Xavier, iniciada por Daniel Filho com o filme “Chico Xavier”, que estreou em abril do ano passado, e foi sequenciado por “Nosso Lar”, em setembro de 2010, de Wagner de Assis.
Nos dias 25 a 27 de março serão exibidos outros longas- metragens com a temática transcendental. O Contestado - Restos Mortais (Brasil), A árvore (França/ Austrália) e Ricky (França/ Itália), produções inéditas no Brasil.
Ricky

Mostra Competitiva de curtas

O público brasiliense também poderá apreciar o trabalho de diretores de todo o país durante a Mostra Competitiva de Curta-metragem. Seis filmes participam da mostra: “O Jardineiro e o Pirata”, “As Crianças Não Morrem”, “O Nascimento de Jesus”, “Um Outro Ensaio”, “Sei que Vai Ficar Bem” e “Os Construtores”. Os vencedores do concurso serão premiados com o TROFÉU LUZ no dia 27 de março de 2011, em Brasília, onde serão eleitos os ganhadores de Melhor Curta do Festival e Melhor Direção, além da escolha do público do Melhor Curta do Júri Popular.

Exposição

A exposição "Os Pacifistas" estará no I Festival de Cinema Transcendental, nos dias 26 e 27 de março, a partir das 9h. Nela, serão apresentadas 16 personalidades que contribuíram de forma determinante pela paz no planeta, como Chico Xavier, Dalai Lama, Dom Helder Câmara, Irmã Dulce, João Paulo II, Mahatma Gandhi, Madre Teresa de Calcutá, entre outros.

Os quadros produzidas em óleo sobre tela no gênero hiperrealista são do artista plástico Ernane Pereira e público poderá ter acesso a textos com mini biografias dos pacifistas.

Serviço:

1º Festival de Cinema Transcendental

Brasília (DF) - De 24 a 27 de março no Teatro Nacional – Sala Martins Pena – às 19h

INGRESSOS:

Os ingressos do festival devem ser trocados de dois quilos de alimento não perecível, nos postos de troca: LBV, FEDF, Comunhão Espírita e nas quatro unidades da Cult Vídeo.

FEDF

Sede Sudoeste: QMSW 05 Lote 05 – Sudoeste

Fone / Fax: 3344 8237

LBV

SGAS 915, lote 74 — Asa Sul

Comunhão Espírita

Avenida L2 Sul, Quadra 604, Lote 27

Cult Vídeo

CLS 210 Bl. B Loja 18 - Asa Sul

CLS 204 Bl. C Loja 20 - Asa Sul

CLS 215 Bl. B Loja 03 - Asa Sul

CLN 107 Bl. D Loja 13 - Asa Norte

3 comentários:

  1. Ah não.
    Só três filmes para comemorar o centenário do Chico?
    Deviam filmar a obra dele toda.

    ResponderExcluir
  2. De onde viemos, para onde vamos?
    Meu livro vai esclarecer isso tudo.
    Um dia eu começo a escrever.
    Ah sim, o comentárista de cima sou eu também.

    ResponderExcluir
  3. ansiosa pelo livro.
    Me vise qdo for o lançamento para que eu possa fazer a matéria e publicar aqui no blog. Tb quero descobrir de onde viemos e para onde vamos.
    bjbjbbj

    ///~..~\\\

    ResponderExcluir

Calo-me...(da série #resgates)

*A partir de hj, sempre que eu resgatar algum texto meu escrito e não publicado, vou postar aqui. O que é escrito é para ser publicado....