quinta-feira, 23 de setembro de 2010

A primavera chegou, viva!

por katia maia

Gosto de todas as estações do ano. Adoro observar as mudanças que cada uma opera no cenário que nos envolve. O verão é mais brilhante, me remete à idéia de maior energia para fazer as coisas. Algo como: aproveitar os raios solares para nos impregnarmos de luz.

O outono deixa tudo mais reflexivo. A queda das folhas, o tom pardo que é dado ao mundo que nos rodeia me enche de vontade de refletir, pensar, avaliar. Adoro ficar olhando por longos momentos as folhas que caíram das árvores. Faço isso no parque da cidade. Sento num lugar bem confortável e ali mesmo dou início a uma espécie de terapia. Para mim, o Outono traz a idéia de mudança. Tudo muda e para isso é preciso renovar... Viver.

O inverno... Bom, do inverno, o que eu mais gosto (mesmo) é do frio (ainda bem, rs). Sou uma pessoa muito friorenta, não gosto de sentir frio, mas adoro o frio. Pode? Pode! É que no inverno as roupas ficam mais belas, o ser humano tende a se aconchegar mais e o carinho e a solidariedade (penso assim) se espalham por todos os cantos. É nessa estação que voluntariamente nos mobilizamos para dar calor a quem precisa. Devia ser sempre, mas acontece com maior freqüência no inverno.

Tororó: uma boa cacheira para aliviar o calor é sempre uma boa pedida.

Agora, a Primavera... Ah, a primavera! Essa, tenho que confessar, é a minha preferida. Acho que ela traz um pouco de cada estação com um ‘plus’: as flores! Há no mundo algo mais inspirador, mais suave aos olhos, mais terno do que as flores colorindo os espaços vazios de nossa rotina e nossa vida?

Está certo que aqui em Brasília, completamos também, com a chegada da primavera mais de 120 dias sem chuva. Um terço do ano sem que uma gota de água caia sobre nossas cabeças. Uma verdadeira tortura diária para quem tem que enfrentar umidade relatica do ar em 10%.

Mas mesmo com essa secura impressionante, com toda a paisagem coberta de barro e ainda com todas as queimadas que criminosamente insistem em extinguir as maravilhas da Primavera, ela chegou! E eu celebro com todas as minhas forças as flores e cores que nos rodeiam e que daqui pra frente estarão cada vez mais presente em nossas vidas até que o verão nos alcance novamente e tudo se reinicie.

Portanto, a Primavera chegou, Viva!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Calo-me...(da série #resgates)

*A partir de hj, sempre que eu resgatar algum texto meu escrito e não publicado, vou postar aqui. O que é escrito é para ser publicado....