sábado, 13 de fevereiro de 2010

Texto lamentável!

Brasília é muito mais do que o caso Arruda!

FERNANDO RODRIGUES

Brasília fracassou
BRASÍLIA - A prisão preventiva do governador de Brasília, José Roberto Arruda, confirma a falência do modelo político-administrativo do Distrito Federal. Criado em 1960 e piorado ao longo das décadas, o sistema é disfuncional e produz escândalos em série.
O Congresso fará um bem ao Brasil -e aos habitantes de Brasília- se extinguir o modelo em vigor. O Distrito Federal tem mais de 2,5 milhões de habitantes e nenhum prefeito nem vereador. Só há um governador e uma Câmara Distrital. A concentração de poder é a porta de entrada para a corrupção.
Considerava-se necessário no passado instalar a capital da República numa área de segurança nacional. Esse conceito caducou. Não há prejuízo nem risco para o Brasil hoje se o Distrito Federal for devolvido para Goiás. Cidades satélites como Ceilândia (mais de meio milhão de habitantes) passariam a ter prefeitos e Câmara Municipais.
Não ficariam mais controladas por um administrador nomeado sabe-se lá com que tipo de influência política imprópria e oculta . O centro de Brasília também pode ser uma cidade autônoma, como as demais, com prefeito e vereadores. Os cidadãos brasilienses passariam a votar para eleger o governador de Goiás, senadores, deputados federais e estaduais goianos.
Os benefícios seriam fartos. O Senado eliminaria as três vagas de Brasília. Não haveria mais Câmara Distrital e a casa dos horrores chamada Palácio do Buriti, sede do governo local. Os edifícios poderiam ser convertidos em museus. É preciso coragem para colocar essa mudança em prática. Mas o fracasso retumbante do sistema atual exige grandeza do Congresso: acabar com o democratismo da Constituição de 1988 que ampliou de maneira desmedida a autonomia administrativa para um pedaço de terra no interior de Goiás. Um benefício pago com o dinheiro de todos contribuintes brasileiros.

fernando.rodrigues@grupofolha.com.br

3 comentários:

  1. a capital do Brasil passou do Rio de Janeiro para Brasília para fugir dos possíveis protestos populares. Quanto mais longe do povo, mas tranquilo eles podem fazer o que bem entenderem.
    Queria ver se o congresso nacional fosse em SP ou RJ.

    ResponderExcluir
  2. Claro, porque tanto Rio e Sao Paulo tem camaras de vereadores excelentes...

    ResponderExcluir
  3. Há de se levar em consideração que o problema não é Brasília, mas a classe política que tomou conta não só da Camara dos Horrores, no Distrito Federal, mas de todo o espaço de representatividade do povo e que hoje contamina congresso nacional, camaras legislativas e muito mais.
    Não concordo com a Camara Distrital, acho mesmo que são um bando. Mas, há de se considerar que o mal não é BRasília...

    ResponderExcluir

Calo-me...(da série #resgates)

*A partir de hj, sempre que eu resgatar algum texto meu escrito e não publicado, vou postar aqui. O que é escrito é para ser publicado....