sexta-feira, 20 de agosto de 2010

Corre katia, corre!

por katia maia

Sempre gostei de correr. Lembro-me ainda adolescente eu ia para a pista de atletismo do colégio e ficava lá... Correndo. Não tinha nenhuma intenção, não pretendia nada, mas gostava de correr.

No fim da tarde, em Brasília, também na adolescência, ‘eu descia e corria em volta da quadra’ - não a quadra do tipo poliesportiva, mas a quadra residencial. E quem é de Brasília sabe bem do que estou falando. Essa cidade dividida em setores, quadras, blocos, possui uma geografia que só quem é daqui ou vive neste Planalto há muito tempo sabe do que estou falando.

Então... Eu sempre gostei de correr. Talvez por isso, eu tenha simpatizado bastante com o filme Forest Gump. Aquele em que ele sai andando... andando... andando... Até que, em determinado ponto, para e diz que estava na hora de voltar para casa.

A meia Maratona para mim tem um pouco essa leitura de sair correndo... correndo...correndo... Até que chega uma hora de parar. Pois bem. Chegou a hora. Vou enfrentar esse desafio. Hoje a noite embarco para o Rio de Janeiro onde participarei da Meia Maratona Internacional do Rio.

Um sonho que sempre esteve latente em minha mente e em minha vida sem que nem eu mesma percebesse. Até porque, para mim, o desafio de correr 21 km era algo simplesmente IMPOSSIVEL!.

Eu sempre mantive minhas corridinhas: um ‘quilometrosinho’ aqui, outro ali... Nada demais. Costumava correr durante a semana entre 3km e 5km por dia, três vezes por semana e alternadamente e nos fins de semana, quando não ia pedalar (minha outra paixão esportiva) eu me aventurava e enfrentava 10km no parque da cidade.

Era um desafio! Dez quilômetros soava para mim como a fronteira do razoável. Era o meu teto. Portanto, quando o Boca, dono da academia onde malho, me lançou um novo desafio:

- Por que você não faz a meia maratona do rio?

Eu simplesmente ri! Não era a minha praia. Imagina: 21km! Pois é, mas ele insistiu e a idéia ficou martelando na minha cabeça. Tanto que sucumbi. Comecei a achar que era possível e aceitei o desafio.

Ele preparou um programa de treinamento de seis semana – que eu segui quase que religiosamente – e enfim fui ficando marrenta, pegando confiança até que há duas semanas completei 20km 500m! Percurso feito em 2h20min. Pronto. Estou me achando!

Agora, daqui a algumas horas embarco para o Rio de Janeiro e aí só Deus sabe o frio que sinto na barriga. Minha mente começa a querer me pregar peças e pensamentos do tipo ‘será que dou conta?’, ‘se eu acordar passando mal?’, ‘fiz a coisa certa?’, ‘estou preparada?’. Tudo isso passa pela minha mente e eu?

Bom eu trato de mandar todas essas dúvidas para a casa do chapéu porque eu vou e não tenho que provar nada para ninguém. Lá, vou sentir o drama e se não der, paro na beira da praia, sento em uma daquelas barraquinhas e tomo uma bela de uma água de côco.

8 comentários:

  1. Katia,
    Boa sorte! Eu corri a Meia do Rio em 2008. Não tem prova melhor, você vai ver. Aquele visual maravilhoso não tem preço e ajuda a empurrá-la até o final. Força! Bjos.

    ResponderExcluir
  2. Obrigada Gabi. Vou apostar no visual para abstrair a distância e dar conta do 'babado'. Qualquer coisa, é como eu disse: não preciso provar nada para ninguém... bjbjbjb
    ///~..~\\\

    ResponderExcluir
  3. Oi Kátia! Parabéns pelos inúmeros desafios conquistados. Eu acabei de correr uma meia no rio, no dia 18 de julho, prova realizada em paralelo à maratona da cidade. O percurso é um pouquinho diferente, mas vc vai ver que o visual compensa. Não tenha medo. Só tem a subidinha da Niemeyer e depois pode botar o pé na estrada que vc chega, e bem! Ãproveite que o clima tá ajudando. Depois, é só celebrar!! A minha primeira meia, a das pontes, em Brasília, foi memorável.
    Se vc quiser alguns palpites, quatro géis são mais que suficientes (eu usei 3) e leva uma muda de roupa e um chinelo na mochila pra vc trocar ao chegar (o guarda-volumes deve ir de ônibus para a chegada). De resto, curta muito!!!
    Beijos, escreve ao chegar.

    ResponderExcluir
  4. Vai dar tudo certo!
    Fico aqui na torcida!!!
    Vc já é vencedora!!
    Bjobjo

    ResponderExcluir
  5. obrigada pelas dicas. Reservei quatro géis e já me propus a beber muita água - em todos os postos. Na volta conto tudo. Esse será um novo superando limites para mim hehe.
    Ah, vaeu pela dica da muda de roupa. vou providenciar.
    ///~..~\\\

    ResponderExcluir
  6. Lu, vc sabe que vc foi minha inspiradora para ir fundo nessa nova aventura. obrigada, amiga!
    bjbjb
    ///~..~\\\

    ResponderExcluir
  7. Já começou superando limites. Parabéns pela decisão e boa maratona!
    Arquimedes.

    ResponderExcluir
  8. Atrasada, mas, boa sorte Bee...
    arrasa na cidade maravilhosa...
    beijo
    cris

    ResponderExcluir

Calo-me...(da série #resgates)

*A partir de hj, sempre que eu resgatar algum texto meu escrito e não publicado, vou postar aqui. O que é escrito é para ser publicado....