terça-feira, 29 de junho de 2010

Vê, estão voltando as flores.

por katia maia
Vê, estão voltando as flores...
E em Brasília, flores significam Ipês. A cidade está toda colorida por aqueles de cor roxa ou rosa, dependendo do gosto do espectador. A verdade é que a cidade se enche de graça com o primeiro dos Ipês a florir no ano – de junho a agosto, conforme a árvore.

Não sou especialista, não sou botãnica, paisagista, bióloga ou qualquer coisa que o valha. Mas me coloco na condição de admiradora da árvore que enche nossos olhos de beleza e nesta época do ano se prepara para se reproduzir.

Os Ipês, segundo especialistas no assunto, são muito utilizados no paisagismo urbano, por sua beleza e desenvolvimento rápido. Aqui em Brasília segue o ciclo das cores: roxo, amarelo e branco.


Ipê rosa com Lago Paranoá ao fundo

Na medicina, além de melhorar a visão por sua beleza, claro, estudos científicos indicam que possui propriedades anti-cancerígenas, capazes de auxiliar no combate a determinados tipos de tumores. É usado também como analgésico e como auxiliar no tratamento de doenças estomacais e da pele.


Estão voltando as flores (marcha)
Altemar Dutra
Composição: Paulo Soledade

Vê, estão voltando as flo....res
Vê, nessa manhã tão lin....da
Vê, como é bonita a vi.....da
Vê, há esperança ain......da
Vê, as nuvens vão passan......do
Vê, um novo céu se abrin......do
Vê, o sol iluminan.....do
Por onde nós vamos indo
Por onde nós vamos indo.





4 comentários:

  1. Bia,adorei por vc ter lembrado dos nossos lindos Ipês que embelezam nossa Brasília,lindo texto.Sabe que muitas vezes tenho vontade de parar o carro e sair fotografando esse presente que a natureza nos dá!natureza essa chamada Deus!Adorei

    ResponderExcluir
  2. Que bom que gostou!
    Tire fotos, mande-as para mim que eu posto aqui. Também fico encantada com essa época do ano em BRasília. Aliás, temos que nos preparar, porque depois vêm os amarelos e os brancos para fechar o ciclo.
    bjbjbjb
    ///~..~\\\

    ResponderExcluir
  3. Kátia, lindas as fotos, o texto, a composição, tudo! Brasília é linda mesmo. Tem uma aparência peculiar. Quando as flores começam a aparecer então... Adoro. Beijo!!!
    Carol

    ResponderExcluir
  4. Pois é Carolzita, eu simplesmente me encanto com Brasília nessa época do ano.
    Obrigada pelo comentário e volte sempre
    bjbjbjb
    ///~..~\\\

    ResponderExcluir

Calo-me...(da série #resgates)

*A partir de hj, sempre que eu resgatar algum texto meu escrito e não publicado, vou postar aqui. O que é escrito é para ser publicado....