quarta-feira, 30 de junho de 2010

Cinema Russo em Brasília

por katia maia


Responda rápido: o que você conhece do cinema Russo? Muito provavelmente você irá citar, ou se lembrar, o filme Encouraçado Potemkin - realização mais importante e conhecida, do russo Serguei Eisenstei. Pois agora, vc tem a oportunidade de conhecer muito mais do cinema russo.

Está em cartaz no Centro Cultural Banco do Brasil a mostra de cinema Tarkovski e Seus Herdeiros. Considerado o segundo maior cineasta da extinta União Soviética, atrás apenas do próprio Sergei Eisenstein, Tarkovski influenciou diretores por todo o mundo.

A mostra que chega à Brasília e é uma ótima oportunidade para preencher a lacuna de quem não conhece muito ‘mas morre de vontade de saber mais sobre o cinema russo’. Além de fomentar ainda mais a discussão sobre Tarkovski.

Ao todo, vão ser apresentados quinze filmes. Além da realização de um debate e de uma aula sobre o cinema moderno de Andrei Tarkovski e seu legado.

A mostra traz ainda cineastas influenciados por Tarkovski, como Béla Tarr e Aleksandr Sokurov, além de Sergei Paradjanov (contemporâneo de Tarkovski) que também terão filmes exibidos no CCBB.

Um pouco de Tarkovski - cineasta que passou a vida montando e desmontando "relógios" na tentativa de compreender o funcionamento da vida e do espírito dos homens.
Nascido em Moscou, em 1932, filho do célebre poeta Arseni Tarkovski, Andrei estudou música, pintura e a língua árabe na infância e juventude. Trabalhou em prospecção geológica na Sibéria e só aos 24 anos começou a se interessar por cinema.

Kárhozat

Aprendeu o novo ofício com Mikhail Romm (Lenin em Outubro) na Escola de Cinema de Moscou, onde realizou o curta Hoje Não Haverá Saída Livre (1959) e o média de conclusão do curso, "O Rolo Compressor e o Violino". (1960).
Com o épico introspectivo A Infância de Ivan (1962), Tarkovski fomentou a nouvelle vague soviética dos anos 60. Diante daquela história de guerra vista pelo menino como o inferno na terra, Jean-Paul Sartre a defendeu como peça de "surrealismo socialista".

O Sacrifício. Foto:Mosfilm




Em seguida veio Andrei Rublev (1966), para muitos sua obra-prima. A biografia poética do pintor de ícones medieval enfatizava a visão do artista não como uma elite, mas como um operário, um artesão gerado pela energia criativa do povo.
Nove filmes em 26 anos de carreira. A escala grandiosa da obra de Andrei Tarkovski definitivamente não é medida por números.
Em Esculpir o Tempo, seu livro de reflexões sobre arte e cinema, ele comparou o trabalho do diretor ao de um escultor que, "guiado pela visão interior de sua futura obra, elimina tudo o que não faz parte dela".

O cineasta morreu em Paris no ano de 1986 em decorrência de um câncer no pulmão.


Programação:

Dia 30 de junho
14h – Mãe e Filho
16h - Danação
19h - O Sacrifício

Dia 01 de julho
14h - Moloch
16h – A Lenda da Fortaleza Suram
19h – Stalker

Dia 02 de julho
14h – Ashik-Kerib
16h – As Harmonias de Werckmeister
19h – Andrei Rublev

Dia 03 de julho
14h – Sombras dos Nossos Antecipados
16h – Páginas Ocultas
19h – Solaris

Dia 04 de julho
14h – A Lenda da Fortaleza de Suram
16h – O Sol
19h – O Sacrifício

Dia 06 de julho
14h – Ashik-Kerib
16h30 – Mãe e Filho
19h30 – Stalker

Dia 07 de julho
14h – Sombras dos Nossos Antepassados
16h30 – Moloch
19h30 – Nostalgia

Dia 08 de julho
14h – Páginas Ocultas
16h30 – A Cor Romã

Dia 09 de julho
14h – Ashik-Kerib
16h – O Sacrifício
19h – As Harmonias de Werckmeister

Dia 10 de julho
17h – Solaris
20h – Danação

Dia 11 de julho
14h – O Sol
17h – Andrei Rublev
20h – Mãe e Filho

Serviço
Centro Cultural Banco do Brasil
SCES, Trecho 2 Conjunto 22
Informações pelo telefone: (61) 3310-7087

Data
29 de junho a 11 de julho

Preço:
R$ 4 (inteira) – filmes em película
Entrada Gratuita – filmes em DVD

A venda antecipada de ingressos inicia-se na terça-feira da semana anterior à do espetáculo, restrita a quatro ingressos por pessoa.

Classificação:
Vide sinopse de cada filme.

Blade Runner para bebês?

por katia maia Com meus filhos crescidos, adultos e já homens feitos, não preciso mais pautar minhas idas ao cinema aos horários, ses...