quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

A fé remove montanhas... e o voto?



Como estou de férias. Quer dizer, num período assim... Meio de folga... Sabe como é! Estou meio 'out' e longe das notícias do dia a dia. Claro que não estou 100% longe dos fatos. Claro que não dá para ficar indiferente ao que tem acontecido pelo Brasil em termos de tragédias. Claro que vi, sei e acompanhei o drama de Angra dos Reis. Claro que - como todo brasileiro - me pergunto: por que ninguém faz nada se é sempre a mesma coisa? Todo ano, vamos lá... desabamentos, deslizamentos de encostas, tragédias... 30.. 40... 53 mortos! Desce arquivo e roda as imagens.
Não, não é apenas arquivo. É repetição e descaso. Porque as tragédias são semelhantes, parecidas quase id~enticas, mas... Os atores são outros. Novas vítimas, novas mortes.
Lembro-me da tragédia em Santa Catarina. Comoção, doações, mobilização nacional. Tudo porque o povo brasileiro é solidário. É. É sim. O povo é. Mas, a solidariedade vai até a página dois quando o livro conta a história de governantes. Ninguém investe em precaução, prevenção... Por um motivo muito simples: dá trablaho e não aparece.
Quantos eleitores vão se lembrar que o governador tal ou o prefeito sicrano fez o escoramento da encosta? O eleitor vai se lembrar do político que trouxe asfalto para a porta da casa dele que fica bem no pé da encosta. Isso sim é que é obra!
Então, 'vamu lá'. A culpa é também do eleitor. Do morador que infelizmente perdeu sua casa, sua família e seus amigos. Ele votou, ele elegeu, ele comemorou o asfalto e não viu o escoramnto da encosta. Mais, ele reclamou quando a defesa civil o mandou sair da casa dele porque havia risco.
Estou culpando o morador que perdeu a família? Não, ele é uma vítima. Vítima dessa mentalidade fragil e fraca que temos na nossa cultura. E me irrito com tudo isso. Vejo que mudar hábitos, cultura e mentalidade é muito mais difícil do que mover montanhas. Então, tenhamos fé, porque a fé remove montanhas.
///~..~\\\

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Calo-me...(da série #resgates)

*A partir de hj, sempre que eu resgatar algum texto meu escrito e não publicado, vou postar aqui. O que é escrito é para ser publicado....