quinta-feira, 1 de julho de 2010

Denúncia repercurte na grande imprensa.

Denúncia feita inicialmente neste blog repercurte na grande imprensa.


Reforma no Palácio expôs painel de Burle Marx a risco, diz Iphan
(Matéria divulgada nesta quinta-feira, na Folha de São Paulo).

O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional avalia que houve problemas de conservação do painel do artista plástico e paisagista Roberto Burle Marx instalado no primeiro andar do Palácio do Planalto durante o período de restauração do prédio.Avaliação feita em março de 2009 indicou que o painel -de 1972- não deveria ser retirado, para evitar danos, mas deveria ser coberto por uma caixa branca protetora.Segundo Alfredo Gastal, do Iphan-DF, responsável pela fiscalização da restauração, a caixa foi retirada antes do que deveria e o painel ficou sujeito a poeira e à luz solar.

Foto: Katia Maia

"O sol não vai estragar o painel agora, mas, se deixar muito tempo, vai estragar."Cláudio Rocha, diretor de documentação histórica da Presidência e curador da reforma, afirmou, no entanto, que o painel está protegido.Segundo ele, os vidros do palácio são especiais e já protegem o painel dos raios solares -segurança reforçada pelos papeis colados nas janelas. A recolocação das persianas, diz ele, porém, é uma das atuais prioridades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Calo-me...(da série #resgates)

*A partir de hj, sempre que eu resgatar algum texto meu escrito e não publicado, vou postar aqui. O que é escrito é para ser publicado....