quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

1/5 dos empregos no serviço público

SETOR PÚBLICO TEM 21% DOS EMPREGOS DO PAÍS
O PESO DA MÁQUINA PÚBLICA
Autor(es): Agencia O Globo/Ronaldo D’Ercole
O Globo - 16/12/2009

O Brasil tinha 8,2 milhões de funcionários públicos em 2008, número que correspondia a 20,8% de todos os trabalhadores com empregos formais no país. Os servidores públicos que trabalham nas três esferas de poder (federal, estadual e municipal) correspondiam ainda a 4,3% da população total do Brasil. Os dados constam do estudo “Presença do Estado no Brasil: federação, suas unidades e municipalidades”, divulgado ontem pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), em São Paulo, e têm como base informações coletadas junto ao IBGE e aos ministérios.

De acordo com o estudo, as administrações municipais empregam o maior número de funcionários públicos: 4,3 milhões ocupados nas 5.564 cidades brasileiras.

Em seguida, vêm as administrações estaduais, que reúnem 3,1 milhões de servidores, e o governo federal, que tinha 676 mil funcionários.

Estes números já aumentaram desde então.

Na distribuição do emprego público segundo as diferentes esferas de governo, o estudo ressalta que, nas últimas décadas, houve uma mudança importante no emprego público nos municípios. Em 1950, as cidades brasileiras contribuíam com 12% do total de ocupados do setor público, e hoje essa participação chega a 50%.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Calo-me...(da série #resgates)

*A partir de hj, sempre que eu resgatar algum texto meu escrito e não publicado, vou postar aqui. O que é escrito é para ser publicado....