sexta-feira, 30 de julho de 2010

Não quer brincar, não entre na brincadeira. BRW

O Brasília Restaurant Week está chegando ao fim (termina no dia 1/08). então, para quem ainda quer aproveitar esse fimzinho de festival gastronomicao, aqui vão duas avaliações enviadas pela assídua leitora desse blog Luciana Cobucci.

Assídua leitora e incansável apreciadora dos cardápios do BRW. Desta vez, ela nos dá sua avaliação de dois estabelecimentos: o Vila Borghese que, para ela foi uma decepção.

A Luciana inclusive fez uma observação que é recorrente e pertinente: se não vai atender bem os clientes só porque eles escolheram o menu de preço 'enxuto' do BRW, não entre na brincadeira.

A outra opção da Luciana foi o Ilê e deste ela foi só elogios. Assim que deve ser. Estabelecimento que se preocupa com a satisfação do cliente tem que fazer por onde.



Abaixo, os textos e comentários de Luciana Cobucci. A gente começa pelo pior para depois terminar saboreando deliciosamente o cardápio do Ilê.



por Luciana Cobucci

Vila Borghese

Gente, é sério. Nenhum restaurante entra no Brasília Restaurant Week por obrigação. Não quer? Não quer! Não entra, ponto final. Agora, se entrar, FAVOR ENTRAR NO ESPÍRITO DA COISA!

Explico: fui com duas amigas jantar no Vila Borghese para aproveitar o festival. Quando chegamos, os garçons sequer entregaram pra gente o cardápio do restaurante, e ainda fizeram cara feia quando pedimos. Decidimos pedir um carpaccio em vez da entrada do festival (que é uma polenta mole com molho de linguiças funghi e ervas).


a entrada foi a única que não experimentaram


Quando chegou, a porção era MINÚSCULA, mas vinha num prato quadrado e enorme - talvez para enganar os trouxas. Mas tudo bem, restaurante "chique" é assim mesmo, porção pequena, quase francesa.

O prato principal do jantar era um arroz de bacalhau. Honestamente? Nada de fantástico. Só arroz e bacalhau. E quatro lascas de azeitona preta. Nada mais. Seco, salgado, sem graça. Nem preciso contar o tamanho da decepção, né?


Prato principal: seco, salgado, sem graça

Mas o pior vem no final. Pedimos a sobremesa do festival - que eles alegam ser uma "delícia de doce de leite com creme inglês". Quando chegou, era uma massa molenga, recém-desenformada de um copo descartável pouco maior que um de café, COM AS LISTRAS DO COPO DESCARTÁVEL APARENTES, com meia cereja em calda por cima - tiveram a AUDÁCIA de CORTAR uma cereja ao meio. Meu pai chama isso de engana-bobo.

Sobremesa: audácia de cortar cereja ao meio!

Uma amiga olhou para aquilo, deu uma colherada e fez uma cara feia. Mais tarde, ela disse que o gosto era de flan da Dr. Oetker. Sabe aquele em pó, que você compra no mercado, mistura com água e voilá? Isso aí. O pior foi o garçom: - Não esquenta, se vocês não comerem, vai pro lixo de qualquer jeito.

Para fechar com chave de ouro, na hora em que fomos pagar, abrimos a pastinha e havia um recado: "Se possível, pagar os 10% em dinheiro". A raiva ainda é tanta que nem consigo comentar o absurdo desse recado.

No fim das contas, o Vila Borghese leva o meu ZERO, redondo, incontestável. Não sabe brincar, não desce pro play.


Ilê - 10 com louvor!





O Ilê, ao contrário do Vila Borghese, foi uma grata surpresa. Uma amiga me disse que foi almoçar no Ilê no domingo e que estava muito cheio. Fui jantar, num dia de semana, e estava super tranqüilo.

A única coisa ruim é a localização: apesar de estar numa rua famosa (209/210 sul), o Ilê está ao lado de uma loja em obras e o letreiro permaneceu apagado a noite toda. Então, se não fosse minha memória de elefante (?), teria sido meio complicado encontrá-lo.

Lá chegando, a garçonete SUPER ATENCIOSA (quem for, procure pela Fabiana, ela é a melhor) perguntou se gostaríamos de fazer trocas entre os menus de almoço e jantar do festival - claro, pagando o preço do jantar. Aproveitando, comi uma casquinha de siri - muito boa - que, em tese, estaria disponível apenas no almoço.

Pedimos, também, bolinhos de carangueijo, além do tartare de salmão, que é a entrada do jantar. Tudo delicioso.

Como prato principal, eu comi o espaguete ao pesto - cardápio do almoço -, uma amiga comeu camarão no abacaxi - também servido no almoço - e a outra, camarão com três queijos. Como sou alérgica a camarão, não posso dizer se estava bom, mas elas elogiaram bastante.

A sobremesa estava deliciosa. Eu comi o pretão - um bolinho bem molhadinho - de café com chocolate e sorvete de baunilha. Elas comeram o que tem apenas chocolate também com sorvete de baunilha.


Outro destaque da casa é a carta de vinhos. Totalmente compreensível para leigos, como eu. Ele detalha em cada vinho os ingredientes, o tipo de uva, o gosto... As garçonetes também estão preparadas para indicar a bebida. Valeu muito a pena conhecer!

*se você foi a algum dos 80 estabelecimentos participantes do BRW, mande sua avaliação, critica, elogio ou sugestão que a gente publica: katiamaia@gmail.com

3 comentários:

  1. O pior de tudo eu esqueci de contar: o queijo que vem por cima do carpaccio é, tradicionalmente, parmesão em lascas. No Vila Borghese, era MUÇARELA.

    ResponderExcluir
  2. Realmente, o vila Borghese errou na mão e não deveria entrar no evento BRW que tem o espírito de atrair as pessoas para sugestões pitorescas e diferentes em estabelecimentos variados.
    Nota zero!
    ///~..~\\

    ResponderExcluir
  3. Esses pratos sao fantásticos! Se participaram em um concurso seguro ganhariam!
    Perto de meu aluguel temporada Buenos Aires havia um restaurante muito bom, mas esses pratos nao se conseguem em qualquer lado!

    ResponderExcluir

Calo-me...(da série #resgates)

*A partir de hj, sempre que eu resgatar algum texto meu escrito e não publicado, vou postar aqui. O que é escrito é para ser publicado....