quarta-feira, 28 de julho de 2010

O Buda vem aí!

por katia maia
Começa agora, neste sábado uma das mais pitorescas festas realizada em Brasília: a Festa do Buda! Durante todo o mês de agosto são montadas barracas típicas japonesas e bem ao estilo quermesse no Templo Budista que fica na 315/316 sul.

Quem já foi sabe o quanto é bom, quem ainda não foi, precisa conhecer. No evento, o brasiliense tem a oportunidade de saborear comidas típicas, conhecer tradições e ter contato com danças típicas e arte japonesa.

Fachada do Templo decorada para a festa

A quermesse de agosto, que já está em sua 37ª edição, revive uma antiga tradição japonesa: a do Urabon. Cerimônias realizadas em Julho ou Agosto em homenagem a Buda e que reverência os ancestrais e outras pessoas que já tenham falecido. Também expressa gratidão a todos os seres vivos.

Aqui em Brasília, a Festa do Buda reúne milhares de pessoas que durante todo mês vão ao Templo para saborear a deliciosa comida japonesa - yakisoba, udon, tempura, gyoza, makizushi, sushi - e experimentar a dança folclórica japonesa (Bom-Odori) ao som do Taiko.




Apresentação de Grupo de Taiko (Foto: Cerrado Mix)

Segundo o monge Shôjo Sato, do Shin Budismo Terra Pura, a celebração é uma forma de resgatar e conservar uma tradição que alcança mais de 2.500 anos. “Nossa festividade é de alegria com muita tranqüilidade e harmonia”, garante.

Tradição a parte, o evento é bastante disputado e concorrido, por isso a dica para quem quer participar é chegar cedo, por volta das 18h, para ter acesso a tudo que a festa oferece.

Sugiro ainda que deixe a timidez de lado e participe das danças folclóricas. É um momento único que envolve a todos, até mesmo alguém que nunca teve contato com a tradição japonesa.

O ritmo da melodia, bem marcada pelo taiko, que em japonês significa “Grande Tambor” é simplesmente envolvente. E, olha, é um momento para ser vivenciado em família. Crianças, jovens e adultos podem e devem ir para dançar, comer e se sentir um pouco mais próximo da cultura oriental.


Serviço:
Data; todos os fins de semana de agosto
Local: Templo Budista 315/316 sul
Horário: 17 às 22 horas.
A entrada é gratuita.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Calo-me...(da série #resgates)

*A partir de hj, sempre que eu resgatar algum texto meu escrito e não publicado, vou postar aqui. O que é escrito é para ser publicado....