sexta-feira, 16 de outubro de 2009

Governo metamorfose ambulante...


O que me cansa no governo é o disse-que-me-disse. Primeiro vai prorrogar, depois não vai mais. Outra hora vai ficar para o próximo ano a restituição, depois: 'não era nada disso do que eu disse antes'. Esse estilo metamoforse ambulante pode ficar muito bem para uma pessoa cuca fresca de bem com a vida e que não tem compromisso com nada. Mas, para um governo, venhamos e convenhamos, fica complicado.

Ontem, num mesmo dia, dois ministros da área economica falaram coisas diferentes sobre o mesmo assunto. Primeiro, o minsitro do Planejamento, Paulo Bernardo, muito bem humorado, bricou com a prorrogação da isenção do IPI sobre produtos da linha branca. Chegou a dizer que o incentivo deveria ser 'para a compra de máquina de lavar roupa para as mulheres e de um fogão para os homens cozinharem para suas mulheres'. hehehe, boa essa ministro. Mas, politica fiscal não é brincadeira e seus efeitos vão além de uma disputa homem mulher na emancipação feminina.

Acontece que o ministro disse que o assunto está em estudo dentro do governo e que poderá ser prorrogada a isenção. Mas, que essa é uma decisão do ministro Mantega (da fazenda) e que ainda há tempo para tal decisão - a desoneração vale até o último dia de outubro.

Ok, até aí, tudo bem... Estudando, coisa e tal...

Acontece (2) que o ministro da fazenda, Guido Mantega, disse o contrário e descartou - em uma das suas entrevistas relâmpago de portaria - que não haverá prorrogação. No programa da Miriam leitão, na Globo News, chegou a dizer que não há motivo para prorrogar porque as vendas aqueceram-se e está havendo (inclusive) falta do produto. Ah, bom. então tá explicado.

Mas... (Tem sempre um mas...) o secretário de comunicação do Palácio do Planalto, Franklin Martins, durante viagem do presidente Lula ao Nordeste, confirmou aos jornalistas que acompanham o presidente, que a isenção irá até o fim do ano. Ah, tá... Agora é o secretários de comunicação do presidente quem confirma.

Como se não bastasse, o próprio Lula tem manifestado sua preferência pela isenção até dezembro, portanto, durante o Natal. Afinal, vem aí o fim de ano, o 13o. salário e esse poderá ser bem empregado numa máquina de lavar roupa para desafogar a vida da dona Maria e aquecer a economia brasileira. Bom, em se tratando de Lula, já sabemos quem dá a palavra final em casos como esse. então, quem viver, verá...
///~..~\\\

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Calo-me...(da série #resgates)

*A partir de hj, sempre que eu resgatar algum texto meu escrito e não publicado, vou postar aqui. O que é escrito é para ser publicado....