segunda-feira, 19 de abril de 2010

Brasília no Discovery e eu também.


No dia 21 de Abril, o discovery channel leva ao ar um documentário sobre os 50 anos de Brasília. Indico e recomendo o programa por dois motivos: é uma produção sobre acpital do nosso país e, muito importante, eu apareço como uma personagem que chegou à cidade ainda criança, aqui se manteve, cresceu, casou, teve filhos que continuam vivendo na cidade.
falo principalmente dos contrastes entre a BRasília da década de 70 e a de hoje. quando as vias eram bem mais vazias, com menos carros e o transito mais livre. destaco ainda, claro, a ipmportância do ciclista para a cidade e nesse particular, eu e meus filhos pedalamos pelas superquadras, revelando que BRasília pode ser sim um espaço democrático no transito onde motoristas, pedestres e ciclistas convivem hamoniosamente.
Bom, fica aqui a minha dica para oferiado de quarta-feira.
No fim do feriado, quando já estiverem em casa, por volta das 22h, vejam o documentário e depois me contem o que acharam. Para mim também será uma surpresa, pois não assisti ainda.

///~..~\\\

PRODUÇÃO LOCAL DO DISCOVERY RETRATA OS 50 ANOS DE BRASÍLIA

A construção da capital federal e sua rica história de meio século estão no documentário “Brasília. A Construção de um Sonho”, coproduzido pela Mixer, estreia em 21 de abril, às 22h no Discovery Channel

O documentário BRASÍLIA. A CONSTRUÇÃO DE UM SONHO conta a história da concepção da cidade, construída do zero na região central do Brasil, uma idéia que vinha desde o século XIX, mas que só se tornou realidade na década de 1960 – à época, uma planície deserta a centenas de quilômetros de tudo.

BRASÍLIA. A CONSTRUÇÃO DE UM SONHO estreia no Discovery Channel na data em que a cidade comemora seu qüinquagésimo aniversário: quarta-feira, 21 de abril, às 22h. Com uma hora de duração, o documentário, coproduzido pela Mixer e dirigido por Rodrigo Astiz, vasculha e revela os desafios político-econômico-sociais e de engenharia que envolveram a construção da capital federal. Além de projetar os desafios que a cidade enfrenta para equilibrar passado, presente e futuro.

A produção local traz depoimentos de personagens cruciais que testemunharam a construção da capital e daqueles que participaram diretamente do projeto, incluindo Oscar Niemeyer, Carlos Murilo Felício, primo e assessor de Juscelino Kubitschek e Cel. Affonso Heliodoro, sub-chefe do gabinete de JK, além de entrevistas com especialistas como o historiador Ronaldo Costa Couto e o senador Cristovam Buarque, que define a construção de Brasília como a maior aventura do povo brasileiro.

Capital brasileira desde 1960, Brasília leva o conceito de “cidade planejada” ao extremo. Para colocar de pé a cidade projetada por Lúcio Costa, foram necessários 60 mil trabalhadores e os prédios projetados por Oscar Niemeyer significaram um enorme desafio para a engenharia da época. O documentário traz à tona os bastidores dessa construção, até hoje, considerada uma das maiores contribuições para a Arte Moderna do século XX.

Principal projeto político de Juscelino Kubitschek Brasília teve um alto custo e quase não aconteceu. BRASÍLIA. A CONSTRUÇÃO DE UM SONHO revela como JK enfrentou a oposição e a falta de dinheiro às vésperas da inauguração, com parte da cidade ainda por construir. Para que a obra fosse concluída nos três anos e meio exigidos pelo presidente foi necessário um investimento estimado em 10% do PIB do País na época.

Brasília projetou o Brasil, antes uma nação de terceiro mundo, como lar de um povo capaz de vencer desafios impossíveis com engenhosidade e beleza. Mas pensada para 500 a 700 mil habitantes, abriga hoje quase três milhões de pessoas, e busca por equilíbrio. Aos 50 anos, Brasília é um patrimônio da humanidade tombado pela Unesco e se vê em uma encruzilhada entre a preservação de seu patrimônio arquitetônico-histórico e as pressões do crescimento.

Como um monumento vivo, a cidade planejada 50 anos à frente de seu tempo reúne, como em nenhum outro lugar no mundo, presente, passado e futuro.

Produzido com leis de incentivo da ANCINE, BRASÍLIA. A CONSTRUÇÃO DE UM SONHO conta com apoio cultural da construtora Racional e é uma coprodução entre o Discovery Channel e a produtora Mixer. Carla Ponte e Michela Giorelli assinam o projeto por parte da Discovery Networks Latin America/US Hispanic e Rodrig Astiz, da Mixer, é o diretor do filme.

SERVIÇO: BRASÍLIA. A CONSTRUÇÃO DE UM SONHO
Canal: Discovery Channel
Estreia: 21 de abril, quarta-feira, às 22h.
Classificação indicativa: 12 anos


O Discovery Channel é uma marca global dedicada a criar conteúdo de alta qualidade baseado na vida real. Sua missão é informar, entreter e satisfazer a curiosidade de seu público, através de uma programação variada nas áreas de ciência, tecnologia, natureza, história, aventura humana e cultura mundial. Lançado nos Estados Unidos em 1985, e na América Latina, em 1994, o Discovery Channel está presente em mais de 170 países. Para mais informações, acesse: www.discoverybrasil.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Calo-me...(da série #resgates)

*A partir de hj, sempre que eu resgatar algum texto meu escrito e não publicado, vou postar aqui. O que é escrito é para ser publicado....