sexta-feira, 30 de abril de 2010

Contas públicas no vermelho

katia maia

O setor publico fechou março no vermelho e apresentou o pior resultado da história para o período. No mês, governo, estados, municipios e estatais apresentaram um déficit de 216 milhões de reais.
Desde setembro de 2009 que essa valor não era negativo e no acumulado do ano, apesar do total ficar positivo em 16,2 bilhões, o resultado é o pior para o trimestre desde 2002, quando começa a série histórica do Banco Central.
O mal desemenho, segundo a autoridade monetária, reflete o alto pagamento de precatórios e sentenças judiciais, que no ano, somam 6,7 bilhões.
Para o chefe do departamento economico da instituição, Altamir Lopes, o resultado de março "não foi bom". Apesar disso, ele prevê uma recuperação a partir de abril.
Segundo altamir, a melhora da atividade economica tem gerado aumento de receita. Ele admitiu que o superavit primairo, que é a economia que o governo faz para pagar os juros da dívida, em doze meses está em 1,94% do PIB, "bem distante da meta do governo que é de 3,3%". Altamir aposta entretanto que haverá a partir de agora uma melhora expressiva nas receitas que deve refletir no indicador.

"Até agora, com 1,94% estaria evidentemente mais voltado ao cumprimento da meta utilizando os descontos dos valores vinculados a investimentos do PAC. Mas a expectativa que se tem é de melhora expressiva do indicador ao longo do ano", afirmou

A relação Dívida/PIB em março aumentou. No período, a Dívida Líquida do setor público ficou em R$ 1,366 trilhão, o equivalente a 42,4% do PIB. Esse resultado é 0,3 ponto percentual maior do que no mês anterior.

O indicador mede a saúde financeira de uma economia e quanto menor melhor. Segundo o banco Central, a partir de abril a relação dívida/PIB começa a cair e deve retornar aos 42%. Reflexo, segundo Altamir Lopes, do superativ primario que, na avaliação dele, em abril será melhor vinculado ao aumento da arrecadação que no período tende a crescer principalmente por causa do ajuste de contas do contribuinte com o Imposto de Renda.

Repórter CBN

CBN - A rádio que toca notícia - Economia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Calo-me...(da série #resgates)

*A partir de hj, sempre que eu resgatar algum texto meu escrito e não publicado, vou postar aqui. O que é escrito é para ser publicado....