sexta-feira, 30 de abril de 2010

O homem 'tá se achando'

Folha de S. Paulo
Política externa se fortalece com lista, diz Planalto
KENNEDY ALENCAR

Na avaliação do presidente Lula, a escolha dele como um dos líderes mais influentes do mundo ajuda a responder a críticas internas e externas que ele recebe pela orientação da política externa em relação ao Irã e a Honduras.

Segundo um auxiliar direto do presidente, nesses dois episódios o Brasil tem posição diferente da dos Estados Unidos. Quando uma publicação de prestígio como a "Time" inclui Lula entre os cem mais influentes, há um efeito, diz, favorável às posições brasileiras, apontadas como ingênuas ou radicais.

No caso do Irã, os EUA acham que o Brasil é usado pelo país para ganhar tempo para construir uma bomba nuclear. No de Honduras, Washington julgou que Brasília foi dura demais com opositores de Manuel Zelaya, presidente deposto.


O homem 'tá se achando' o dono da bola

Do ponto de vista eleitoral, Lula crê que a boa imagem internacional contribui para sua condição de cabo eleitoral de Dilma Rousseff, pré-candidata do PT à sucessão.

No embate com a oposição brasileira e com os países que discordam da política externa, Lula usará a escolha da "Time" como forma de mostrar que suas posições não têm uma leitura externa negativa. Resumindo: Lula vai explorar a notícia fora e dentro do Brasil.

Segundo um ministro, foi inteligente a reação do pré-candidato do PSDB, José Serra, que parabenizou Lula.

Ontem, em seu pronunciamento do Dia do Trabalho, Lula disse que espera que os brasileiros saibam defender o modelo de governo petista.

Sem citar as eleições ou Dilma, ele afirmou, em cadeia de rádio e TV, que o povo "sabe escolher", por isso vai continuar a conduzir o Brasil "no rumo certo".

Lula também aproveitou para alfinetar a oposição, que ele acusou de se contentar com o "crescimento medíocre" da economia e de se conformar "diante da exclusão social e da injustiça".

Em comemoração dos 37 anos da Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária), também ontem, Lula disse que o brasileiro é o "mais purificado". "Somos o resultado de uma tríplice mistura, ou seja, uma genética purificada em três continentes que resultou no povo que somos. Não sei se tem povo igual, melhor não tem, mais purificado não tem."

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Calo-me...(da série #resgates)

*A partir de hj, sempre que eu resgatar algum texto meu escrito e não publicado, vou postar aqui. O que é escrito é para ser publicado....