Katia Maia
A Receita Federal vai chamar 500 cotribuintes do Distrito Federal para explicar suas decarações de imposto de renda. eles foram pegos pela operação Risco Duplo deflagrada pela Receita em conjunto com a Policia Federal, nesta quinta-feira.A recieta chegou até eles depois que seu grupoo de inteligência detectou três escritórios de contabilidade, de porte médio, do DF que estavam orientando seus clientes a fazer deduções falsas principalmente com saúde, previdência privada e educação.
Ao todo, as fraudes devem chegar a R$ 100 milhões e segundo o secretário de fiscalização da Receita, Marcus Vinícius, os sonegadores chegavam a declarar cinco planos de saúde, dez dependentes e coseguiam restituições de até R$ 50 mil.
A Receita vai intimar os envolvido e se eles não comprovarem as deduções, os sonegadores terão que pagar o valor equivalente ao imposto não declarado e ainda multa de 150% sobre o que foi omitido.
O crime de sonegação está previsto na legislação penal e é considerado crime contra o sistema tributário. A pena nesse caso chega a cinco anos de prisão. Mas, segundo o próprio secretário, isso (a prisão) nunca acontece, porque geralmente o infrator paga a multa e o imposto devido para se livrar da pena. Segundo a lei, o pagamento cessa a infração.
A receita começou pelo distrito Federal, mas avisa: vem mais operação risco Duplo em outros pontos do país.
Nenhum comentário:
Postar um comentário