quarta-feira, 4 de novembro de 2009

Boa notícia.

Crescimento maior melhora contas brasileiras, prevê FMI
Folha de S. Paulo - 04/11/2009

A estimativa de um crescimento econômico no ano que vem maior do que o inicialmente esperado fez com que o FMI previsse uma melhora nas contas públicas brasileiras em 2010.
Para o Fundo, o Brasil terá em 2010 o menor deficit fiscal dos países do G20 (grupo que reúne as principais economias mundiais), com exceção da Arábia Saudita, que continuará com suas contas positivas.
De acordo com o organismo, o deficit (receita menos despesa) brasileiro ficará em 1,2% do PIB (baseado na paridade do poder de compra) no ano que vem, ante um resultado resultado negativo de 3,8% neste ano. Para o G20, a previsão é que o deficit em 2010 seja de 6,9%.
A dívida pública brasileira também continuará a cair, ainda segundo o FMI. No ano que vem, ela vai chegar a 65,9% do PIB, nível abaixo do registrado em 2007 -antes da crise, portanto-, quando ficou em 66,8%, afirma a previsão. Para 2009, o Fundo diz que a conta vai ficar negativa em 68,5%.
Apesar da melhora, o resultado vai continuar acima do da média dos emergentes do G20, que devem ter uma dívida equivalente a 39,6% do PIB em 2010.
As previsões sobre Brasil tanto para este ano como para 2010 são mais otimistas do que as divulgadas no fim de julho -quando o FMI publicou a estimativa anterior.
Uma das explicações é que o FMI aumentou a sua previsão para o crescimento do PIB brasileiro no ano que vem: de 2,5%, em julho, para 3,5%, no mês passado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Calo-me...(da série #resgates)

*A partir de hj, sempre que eu resgatar algum texto meu escrito e não publicado, vou postar aqui. O que é escrito é para ser publicado....